O Índice FipeZAP+ de Aluguel de Casas atingiu sua décima alta consecutiva em abril, com alta de 1,84%. O indicador acompanha os preços de aluguéis de imóveis residenciais em 25 cidades brasileiras. Com isso, o valor do aluguel superou a inflação oficial medida pelo IBGE (1,06%), bem como o IGP-M (1,41%), denominado inflação de aluguel.
Entre as capitais pesquisadas com maior crescimento estão Florianópolis (+3,71%), El Salvador (+3,51%), Belo Horizonte (+3,39%) e Goiânia (+3,34%). Por outro lado, as capitais com menor aumento são Rio de Janeiro (+1,89%), São Paulo (+1,60%), Porto Alegre (+0,73%) e Brasília (+0,22%).
Muitas pessoas duvidam do que é melhor do ponto de vista financeiro: morar de aluguel ou comprar uma casa ou apartamento.
A verdade é que não existe uma resposta pronta para isso, cada caso deve ser analisado individualmente. Mas em muitos casos, alugar tem mais vantagens.
Para investir dinheiro que você usaria para comprar um imóvel com bons bens, pode lhe trazer mais renda do que o valor pago no aluguel.
Agora, se você vai financiar, precisa analisar alguns aspectos na hora de escolher a melhor opção.
Neste texto, mostraremos tudo o que você precisa considerar na hora de escolher entre alugar ou comprar a casa própria.
A resposta está aqui: depende. Em primeiro lugar, é necessário avaliar se o custo da contribuição corresponde financiamento menor, maior ou igual ao valor do aluguel.
Considere também os juros cobrados em parcelas. Muitas vezes eles são bastante altos, então quanto maior a entrada, melhor.
Agora, se o aluguel na sua cidade for muito caro, pode valer a pena comprar.
Se você tiver a oportunidade de comprar um apartamento no andar, por exemplo, esse pode ser um bom negócio. Normalmente estes características tem preços mais atrativos.
O financiamento geralmente leva muitos anos, portanto, certifique-se de que a compra vale a pena.
Vale a pena alugar quando você não tem certeza, por exemplo, se vai ficar muitos anos na cidade onde mora.
Isso porque se você está comprando e deseja vender ou alugar um imóvel no futuro, pode não ser tão fácil assim. Tudo depende do mercado imobiliário da época.
Agora, se você decidir viver de aluguel e investir dinheiro através de investimentosmais fácil de salvar.
Além disso, ao investir dessa forma, você pode diversificar, o que reduz o risco de perdas. E a renda pode até ser usada para pagar aluguel.
Assim, o dinheiro que iria mensalmente para alugar ou pagar um imóvel pode ser reinvestido.
E se a renda mensal do investimento for igual ou superior ao aluguel, melhor ainda!
Se o custo do aporte financeiro for menor ou igual ao aluguel, o financiamento se torna mais atrativo.
Observe também o valor que você tem para a entrada de propriedade. Investimento, vai gerar uma renda mensal maior que o aluguel?
Se o adiantamento for investido, a renda é menor que o aluguel mais um ponto para o financiamento.
Mas, além do custo do parcelamento, o financiamento só custará se você pretende morar no mesmo local por muito tempo.
Ou se for um imóvel bem localizado e com bom preço que você pode vender ou alugar depois.
O imóvel é um ativo de baixa liquidez, o que significa que não é fácil transformá-lo de volta em dinheiro.
Portanto, você precisa ter certeza de que vale a pena “congelar” seu dinheiro nesse ativo.
E, o mais importante, se você tiver tempo para esperar que ele “descongele”, se quiser se livrar dele.
Certamente você já ouviu de alguém que “aluguel é dinheiro que você nunca mais verá”. Não é verdade?
Culturalmente, a casa própria tornou-se um símbolo de estabilidade e conforto. O sonho das pessoas era ter casa e carro próprios, mas tudo mudou.
Hoje, muitas pessoas têm outras prioridades: viajar, ter uma boa experiência e poder investir seu dinheiro da melhor forma possível.
Quanto mais as pessoas aprendem a administrar bem o seu dinheiro, mais percebem que o aluguel não é o grande vilão.
Se você deseja comprar um imóvel para alugar e gerar renda com isso, pense duas vezes antes de fazê-lo.
Certifique-se de que o valor do aluguel nesta região e para este tipo de imóvel seja superior ao retorno do investimento através da corretagem.
Além disso, é lucrativo investir em imóveis comprando diretamente apenas se você tiver muito dinheiro para comprar alguns. Afinal, só assim você poderá diversificar.
Imagine que você está investindo todo o seu dinheiro em imóveis, esperando obter renda com o aluguel, mas não pode alugá-los. Você vai, é claro, estar em uma perda.
Além disso, os imóveis precisam de manutenção, o que exige custos por parte do proprietário.
Uma boa alternativa para investir em imóveis sem esses riscos é fundos imobiliária.
O principal ponto negativo ao investir em imóveis, comprando diretamente, é, sem dúvida, liquidez.
Liquidez é a facilidade de converter um produto de investimento em dinheiro novamente.
Se você está comprando um imóvel, está investindo muito dinheiro em um imóvel. E este é um produto que costuma demorar a vender, dependendo do mercado.
Portanto, comprar um imóvel vale a pena em duas situações:
Outro foco importante é o Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M. Este é um indicador que mede inflação em locação.
A grande maioria dos proprietários e corretores de imóveis utiliza o IGP-M para calcular os reajustes de aluguel. E geralmente são anuais.
Portanto, tenha cuidado ao calcular se realmente vale a pena alugar em vez de comprar, levando em consideração essas remodelações.
Compare as contribuições de financiamento, por exemplo, com o custo do aluguel ajustado ao longo do tempo. Só então você terá um cálculo real.
Comprar um imóvel ou alugar um imóvel não é uma decisão fácil. Afinal, uma casa é geralmente o bem mais caro que uma pessoa compra em sua vida.
Para tomar essa decisão de forma consciente, é importante conhecer a si mesmo, suas necessidades e as necessidades de sua família.
Além disso, você deve saber quais tipos de investimentos estão disponíveis no mercado e o que eles podem fazer pelo seu dinheiro.
Dessa forma, você poderá descobrir se seria mais lucrativo financeiramente comprar sua própria casa ou morar de aluguel.
Quando o aluguel pode ser alterado?
O proprietário do imóvel tem o direito de ajustar o aluguel uma vez por ano. Este reajuste é feito para um índice de inflação livremente escolhido pelo locador e locatário nos termos do contrato. Geralmente o IGP-M é usado.
Ao alugar, quem paga o IPTU? E o apartamento?
A Lei do Inquilinato, Lei nº 8.245/1991, especifica que o proprietário do imóvel pode responsabilizar o inquilino pelo pagamento do IPTU e do condomínio. Mas deve estar em um contrato assinado por ambas as partes.
Quem paga o aluguel deve declarar no imposto de renda?
Sim. O inquilino deve informar os valores pagos no formulário Pagamentos Efetuados. Código “70 – Aluguel de imóveis”. Você também deve fornecer o nome do proprietário do imóvel junto com seu CPF ou CNPJ.