Você vai viajar para o exterior ou fazer compras em sites estrangeiros? Um cartão de crédito pode ser um grande aliado, mas você precisa saber calcular a conversão de dólar para cartão.
Muitos bancos hoje oferecem cartões internacionais ou têm um “modo de viagem”. Essas ferramentas permitem que você faça compras em moedas estrangeiras.
O melhor de tudo é que você não precisa disso. novo mapa por esta. O valor das compras realizadas no exterior será creditado em sua conta geral.
No entanto, apesar da facilidade, como em tudo relacionado a dinheiro e bancos, é preciso ter cuidado.
Para não pagar a mais no final, é importante saber como funciona esse mecanismo. E como é compilada a cotação do dólar que aparece na fatura.
Ao converter dólares em cartão de crédito, é importante saber que cada instituição financeira cobra uma determinada quantia.
Além disso, os bancos incluem até uma sobretaxa (também conhecida como distribuir ou reputação comercial) e use a cotação oficial como referência.
A taxa de câmbio oficial usada como referência geralmente é o dólar Ptax calculado diariamente Banco Central.
A marcação é geralmente entre 2% e 5%. Ou seja, o dólar cobrado na conversão geralmente é Ptax mais esse percentual.
Mas, fazendo backup, isso pode variar de banco para banco, portanto, verifique cuidadosamente suas regras antes de usar seu cartão.
Vamos dar uma olhada melhor nisso, não é?
Assim, a cotação Ptax é a média das taxas de compra e venda de moeda durante o dia.
É utilizado em diversos produtos no mercado de câmbio, tais como:
E, na prática, é também a principal fonte de citações para pesquisadores, analistas econômicos e público em geral.
O dólar contado por um cartão de crédito internacional deve ser no dia da compra. Esta é uma regra do Banco Central que está em vigor desde março de 2020.
Então, se o seu banco está cobrando um dólar para fechar uma conta, saiba que você pode recorrer a isso.
Além da sobretaxa em dólar Ptax, as compras internacionais em moeda estrangeira são tributáveis.
O Imposto sobre transações financeirasou simplesmente IOF, tem alíquota de 6,38% nas compras em dólar no cartão.
Então, não deixe de fazer esse cálculo para saber se a compra vale a pena ou não, ok?
Como dissemos, enquanto a maioria dos estabelecimentos trata o co-pagamento em dólar Ptax como um cartão de crédito, isso não é tudo.
Cada instituição é livre para usar suas próprias regras. Portanto, é importante que você fique atento às informações do seu banco sobre esse assunto.
A maioria das empresas de cartão de crédito fornece cotações on-line ou por meio de um aplicativo. Aqui está onde encontrar essas informações:
Se compararmos o valor em dólares das compras internacionais com cartão de crédito e dinheiro, a segunda opção é mais lucrativa.
O IOF, por exemplo, está em 6,38% no mapa. Contra apenas 1,1% para a compra de moeda à vista. Dependendo do preço de compra, isso faz uma grande diferença.
Também esteja ciente de que muitas instituições financeiras cobram um prêmio para o dólar. E pode chegar a 5% (ou mais) do valor do dólar por dia.
Resumindo: mesmo que o valor de um dólar Ptax (link do mapa) seja inferior ao valor de um dólar turismo (usado para compras em dinheiro), é bom saber disso.
Claro que o cartão garante maior comodidade e segurança, pois viagem com muito dinheiro não é recomendado.
E também há cartões que oferecem bons programas de pontuação que compensam a longo prazo. Portanto, deve ser avaliado caso a caso. Faça as contas!
Uma boa saída pode ser comprar cartões pré-pagos em casas de câmbio. São cartões que você pode usar em qualquer máquina e funcionam na função de débito.
Nesse caso, em vez de comprar moedas em dinheiro, você as compra com cartão. Você pode então usar esse valor pré-pago com mais segurança.
De qualquer forma, esses cartões também têm uma taxa que deve ser paga na casa de câmbio. Verifique se essas taxas são inferiores às taxas do seu cartão de crédito.
Outra opção interessante que está se tornando cada vez mais disponível são as contas internacionais em dólar.
Em outras palavras, a partir daqui e com a ajuda de um banco ou instituição nacional, você pode ter uma conta para transações em dólares.
Em muitos casos, a taxa utilizada para conversão é próxima da cotação do dólar comercial. Mas isso também vale a pena prestar atenção, pois pode variar.
Cartões com benefícios podem ser mais econômicos. No entanto, eles merecem atenção.
Muitos usuários acabam com pontuações altas para compras internacionais. O que eles não percebem, porém, é que o spread é maior que o da concorrência.
Se você comprar um dólar físico para compras internacionais, será vendido um dólar de viagem.
Este é um valor de conversão de moeda diferente do dólar Ptax do cartão de crédito, que é o valor médio das transações em dólar.
Certifique-se de prestar atenção a essas diferenças ao calcular o custo de sua viagem.
Compare valores em diferentes exchanges e certifique-se de que são legítimos.
É muito comum que um usuário de cartão se concentre apenas em questões específicas de compra, como cotações e IOFs. Mas é importante não esquecer outros pontos.
Por exemplo, seu cartão cobra uma taxa anual? Se assim for, pode ser alto o suficiente para tornar a aparente valorização do dólar uma miragem.
Por outro lado, se houver cashback na conta, uma taxa de conversão mais alta pode se transformar em uma vantagem financeira geral.
Em suma, observe atentamente todos os custos associados a uma transação. Revise a solução escolhida em detalhes.
É muito importante que você esteja familiarizado com os termos de uso do seu cartão de crédito. Da questão operacional às taxas.
Além disso, você precisa analisar cuidadosamente a taxa de câmbio do dólar em um cartão de crédito.
Considere pesquisar sua operadora de cartão e comparar os valores aplicados com outros concorrentes.
Por fim, lembre-se que há uma taxa para o IOF e que com o advento da fintech, muitas alternativas podem se tornar mais interessantes.