Nova reimpressão de valores a receber do Banco Central

Publicidade

Os valores do sistema devidos pelo Banco Central (Bacen) já estão disponíveis para verificar se você tem algum Dinheiro esquecido nas instituições financeiras. A partir desta segunda-feira (28), quem não retirou fundos esquecidos de instituições financeiras no primeiro turno terá uma nova chance. Até 16 de abril, haverá um novo cronograma de retirada dependendo do ano de nascimento ou fundação da empresa.

Segundo Basen, todos que fizeram a consulta terão que repetir o procedimento, mesmo aqueles que já sacaram dinheiro. Isso ocorre porque as instituições financeiras agregaram informações ao sistema e novos recursos podem ser negligenciados.

De 17 de abril a 1º de maio, será realizada uma grande reformulação do sistema. As consultas serão retomadas no dia 2 de maio, com a abertura da segunda fase do programa, que incluirá mais fontes de recursos esquecidas no sistema financeiro.

Sistema de contas a receber

Em uma consulta, as pessoas só saberão se são de valor para receber. Ou seja, o valor a que cada pessoa tem direito, ou em qual banco o valor está, não será divulgado.

Se você tiver um valor devido, verá as informações de consulta e data de pagamento, diz Basen.

Publicidade

Nomeadamente, o período de consulta e reembolso varia em função do ano de nascimento da pessoa ou do estabelecimento da empresa.

calendário - valores devidos - Dinheirama
Fonte: Banco Central do Brasil.

Como solicitar valores esquecidos?

Confira o passo a passo para verificar no sistema do Banco Central se tem algum valor devido.

  1. Primeiro acesse o site www.valorareceber.bcb.gov.br;
  2. Em seguida, escolha se deseja fazer a solicitação para pessoa física (CPF) ou empresa (CNPJ);
  3. Logo em seguida, fornecer os números do documento selecionado e a data de nascimento ou abertura da empresa;
  4. Por fim, clique em “Aconselhar”.

Nenhum valor devido

Caso não tenha valores esquecidos, aparecerá uma mensagem: “Atualmente você não tem valores para restaurar”. E, abaixo, a informação de que você poderá repetir a consulta em maio.

Com valores a receber

Por outro lado, se você esqueceu algum valor, verá informações sobre quando poderá consultar e solicitar um resgate.

Publicidade

Além disso, há também um aviso de que você deve ter uma conta Gov.br (camada prata ou ouro) para acessar o valor.

tela para quem tem valores a receber - Dinheirama
Reprodução: Banco Central do Brasil.

Não se esqueça de voltar ao site www.valorareceber.bcb.gov.br na data e hora especificadas. O período pode ser das 4:00 às 14:00 ou das 14:00 às 24:00. Cada pessoa terá informações sobre seu período.

Quem não retornar na data prevista terá a oportunidade de tentar novamente na repescagem, conforme calendário. A conclusão acontecerá durante o dia, das 4h às 12h.

Se você também perder os totais, poderá solicitar o reembolso do saldo existente a partir de 28 de março.

Nível Prata ou Ouro Gov.br

Ou seja, o portal gov.br Possui 3 níveis de entrada:

A diferença entre os dois está no nível de segurança e complexidade do serviço público solicitado. Por exemplo, no caso do Sistema de Contas a Receber, para resgatar dinheiro esquecido, deve ser prata ou ouro.

De acordo com a Agência Brasil, o nível prata dá acesso à maioria dos 3.583 serviços governamentais totalmente digitalizados no Gov.br com apenas um login. Além disso, garante acesso total ao aplicativo Gov.br.

Algumas formas de atingir este nível através da validação:

Retirada de valores a receber

Quem possui recebíveis deve retornar ao site do sistema no dia e horário especificados na consulta. Assim, você pode solicitar o saque de recebíveis.

Nesse caso, será necessário utilizar a conta Gov.br para verificar o valor a ser recebido e solicitar o resgate.

A transferência de valor será feita exclusivamente imagem. Assim, a pessoa terá que indicar chave pix quem vai receber o dinheiro.

Segundo informações do Bacen, os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir do dia 7 de março.

Em outras palavras, quem perder a data especificada deve reiniciar o processo do zero. Na prática, você terá que fazer um novo pedido e aguardar uma nova data para solicitar um resgate.

Desde o anúncio do Sistema de Contas a Receber e a alta demanda resultante, muitos golpes e fraudes surgiram.

Portanto, o Banco Central alertou as pessoas contra fraudes. Portanto, não clique em links desconhecidos ou páginas diferentes.

O único site onde você pode verificar dinheiro esquecido em bancos é www.valorareceber.bcb.gov.br.

Além disso, o Bacen esclarece que não entrará em contato com ninguém, não enviará links via SMS, e-mail ou Whatsapp.

Por fim, é importante lembrar que todo o processo de cobrança de recebíveis é gratuito. Em outras palavras, cuidado com as pessoas que dizem que vão pagar sua fiança. Este é um sucesso!

Conclusão

Em janeiro, o Bacen lançou um sistema de consultoria de valor em Cadastro. No entanto, uma grande busca por consumidores derrubou o site do Banco Central.

Assim, a instituição decidiu criar um site dedicado à introdução do Sistema de Recebíveis. Ao mesmo tempo, o login do Registrato utilizado na primeira etapa do serviço não poderá mais ser utilizado no sistema. Ou seja, as pessoas precisam de acesso ao site www.valorareceber.bcb.gov.br faça um pedido.

Cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema, segundo o Basen. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas encontravam-se em recebíveis.

No entanto, a maioria dos recursos esquecidos são de pouco valor. Segundo levantamento do Bacen, saldos de até 1 real correspondem a 42,8% dos casos, e até 10 reais respondem por 69,7% do total.

Apesar de um grande número de solicitações, o processo de planejamento de retirada é mais curto do que o esperado. Até a última quinta-feira (24), apenas 2,83 milhões de pessoas e 6.172 empresas haviam solicitado saques. Com isso, dos 3,9 bilhões de reais disponíveis, 239,3 milhões de reais foram sacados por pessoas físicas e 6,3 milhões de reais por pessoas jurídicas.

Agora que você já sabe como acessar o Sistema de Contas a Receber e sabe como solicitar um resgate passo a passo, fique atento para mais novidades da Dinheirama.