Meu INSS: como tirar benefícios do CPF

Publicidade

Você sabe como obter informações sobre seu benefício do INSS? Você conhece o aplicativo Meu INSS? Antes de mais nada, saiba que todos os beneficiários do instituto são identificados por um código único de segurado e estão vinculados ao CPF.

Mas se você não se lembra ou não tem acesso a esse número, não é a única forma de obter informações sobre seus benefícios. Porque você pode usar tanto o número que está na carta de concessão ou pode conferir a caderneta do INSS do CPF.

Para facilitar a vida do beneficiário que tem aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-morte, auxílio-maternidade e outros, compilamos este guia. Por meio dele, você conhecerá mais sobre o Meu INSS e como obter informações sobre os benefícios do INSS com CPF. Então, confira tudo abaixo!

Qual é o meu INSS?

Primeiro, o Meu INSS é o canal de atendimento online do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio do site ou aplicativo do instituto, você pode acessar a maioria dos serviços oferecidos nas agências da agência.

Publicidade

Assim, o segurado não precisa se deslocar até a agência ou ficar em filas, e ainda recebe rapidamente as informações quando e onde precisar. O objetivo da agência com essas iniciativas é digitalizar seus processos e, assim, reduzir a burocracia do atendimento.

Serviços disponíveis no Meu INSS

Confira os principais serviços disponíveis no portal:

Nesta opção, você pode conhecer os benefícios, pagamento e Imposto de Renda, Por exemplo. Você também pode visualizar e imprimir extratos de empréstimo consignado.

  • Atualização de dados cadastrais

Também é possível atualizar seus dados cadastrais para garantir que seu benefício não seja bloqueado. Por meio do portal Meu INSS, você pode verificar a relevância de informações como endereço e contato, e informar o órgão sobre as alterações.

  • planejamento
  • pensão municipal
  • Subsídio de maternidade
  • Simulação de tempo de depósito
  • Benefícios do Histórico de Crédito (HisCre)
  • carta de concessão
  • Perícia
  • Acesso aos resultados dos exames médicos
  • Declaração de Consulta – Incluído/Nada especificado
  • Consulte a visão geral dos benefícios
  • encontre uma agência
  • DRSCI – Declaração para contribuinte individual
  • Outros serviços.

baixar aplicativo

Publicidade

Ou seja, o aplicativo Meu INSS é gratuito e está disponível para iOS (iPhone) assim como andróide. Idosos, pensionistas e não segurados podem baixar o aplicativo e acessar serviços compartilhados como consultas.

Como entrar no Meu INSS?

Para acessar o aplicativo, você deve utilizar a mesma senha que cadastrou para acessar o site da agência. O login é feito por meio de uma conta gov.br que permite acessar os serviços digitais do governo federal.

Você também pode usar as seguintes maneiras de acessar o aplicativo:

  • KPF e senha;
  • Integração através de bancos credenciados;
  • Certificado digital em nuvem.

No caso de bancos autorizados, você precisará ser cliente e fazer login no internet banking de uma dessas instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa de poupança;
  • Sicub;
  • Santander.

Após instalar o aplicativo, basta abri-lo e fazer o login clicando em “Entrar com gov.br”. Depois é só selecionar um dos métodos de identificação. Se você estiver acessando com CPF, também deverá fornecer a senha cadastrada.

Como consultar o subsídio do INSS com o CPF?

Para usufruir dos benefícios do INSS a partir do CPF, você pode utilizar uma das três formas simples e fáceis, conforme demonstrado abaixo:

  1. Meu portal INSS

Vários serviços de segurança social são oferecidos gratuitamente através de Meu portal INSS. Logo após o acesso, um beneficiário que já é segurado do INSS terá suas informações de benefício na tela principal.

Se desejar, você também pode clicar em “Mais informações” para acessar outras informações sobre seu benefício. Por outro lado, quem ainda não é destinatário também pode acompanhar o pedido pelo Portal.

  1. Declaração

Após baixar e fazer login no aplicativo, o usuário também terá acesso ao seu pedido de benefício diretamente na tela inicial do aplicativo.

  1. Central 135

Para quem prefere falar com um acompanhante, é possível solicitar atendimento ligando para o 135, a central de atendimento do INSS.

O proprietário pode se identificar fornecendo seu número de CPF. Mas lembre-se que o atendente pode solicitar dados adicionais ou confirmação das informações contidas no cadastro e banco de dados.

As chamadas de telefones fixos ou públicos são gratuitas, enquanto as chamadas de telefones celulares são cobradas à taxa de uma chamada local. Horário de funcionamento da Central 135: de segunda a sábado das 7:00 às 22:00, exceto feriados.

Como saber se recebi INSS?

Para assessoria no processo do INSS no gov.br, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e digite seu login e senha;
  2. Selecione “Meus benefícios” no menu. Esta área contém todos os pedidos realizados, bem como os benefícios ativos;
  3. Em seguida, clique na solicitação que você enviou à agência e veja a situação dos benefícios.

As possíveis respostas a um pedido de benefícios são as seguintes:

  • Habilitado quando sua inscrição ainda está sendo analisada pelo instituto;
  • Adiado quando seu benefício foi aprovado e será disponibilizado;
  • Rejeitado quando seu benefício foi revisado e rejeitado.

O que preciso fazer para obter uma declaração do INSS?

Para solicitar uma declaração do INSS, siga estes passos:

  1. Primeiro, faça login no Meu INSS;
  2. Depois disso, clique em “O que você precisa” e escreva o nome do serviço que você precisa;
  3. Por fim, clique em Baixar PDF.

Este serviço também pode ser solicitado através da central de atendimento 135 ou pessoalmente na agência do instituto mais próxima. No entanto, a visita deve ser agendada através do site Meu INSS.

Como obter o certificado de imposto de renda?

Todos os beneficiários do INSS devem apresentar declarações de renda por declarar imposto de renda. O extrato pode ser obtido de duas maneiras:

  1. Online: pelo site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Presencial: na agência do INSS mais próxima. Mas esse serviço precisa ser agendado pelo site Meu INSS.

Declaração de Imposto de Renda pelo site Meu INSS

  1. Primeiro, acesse o site ou aplicativo e faça o login;
  2. Depois disso, clique em “Serviços”;
  3. Em seguida, selecione a opção “Declarações/Certificados/Declarações”;
  4. Por fim, clique em Relatório de Imposto de Renda.

Na próxima tela, você deve selecionar o ano civil de interesse e o subsídio (se houver vários). Você pode então visualizar ou enviar sua declaração de imposto de renda do INSS.

Declaração de Imposto de Renda pelo aplicativo Meu INSS

  1. Entre no aplicativo e clique no menu do lado esquerdo;
  2. Selecione a opção “Declarações/Certificados/Declarações”;
  3. Selecione “Declaração de renda”.

Conclusão

Meu INSS é um portal desenvolvido para facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços da agência. Por meio dele, você pode se familiarizar com o abono, extrair um extrato e uma série de outras oportunidades para que o beneficiário não precise se deslocar até a agência.

Você já está usando o Meu INSS? O que você acha do serviço? Conte-nos sua opinião nos comentários!