Como se tornar um MPEI: seu primeiro passo como empreendedor

Publicidade

Quer saber como ser MEI? É realmente interessante iniciar o empreendedorismo através do registro como microempreendedor individual? Confira o básico para tirar sua ideia do papel, mas na direção certa.

Quem está pensando em se tornar um empreendedor no Brasil sabe que haverá grandes obstáculos pela frente, pois a burocracia pode ser sufocante e os impostos são incrivelmente altos (e difíceis de administrar). No entanto, a presença do MEI pode amenizar (bem) essa realidade.

Assim, uma boa forma de pagar menos impostos, enfrentar menos burocracia e ainda garantir alguns direitos trabalhistas é formalizar suas atividades tornando-se um microempreendedor individual. Então ser MEI é o ponto de partida e hoje são mais de 8 milhões de registros.

Como ser MPEI: regras e benefícios

Se você deseja se tornar um microempreendedor individual, deve seguir algumas regras:

  • Primeiro, ter uma renda não superior a R$ 81.000 por ano;
  • Além disso, você não pode ter participação em nenhuma outra empresa;
  • Por fim, você pode contratar no máximo um funcionário;
Publicidade

Apenas seguindo essas três regrinhas, qualquer pessoa pode abrir sua própria empresa sem burocracia ou perda de tempo.

Impostos para MPEI

Ou seja, os impostos para MPEI são especiais. Além do valor baixo, é fixo. Ou seja, você pode colocar no seu controle de gastos e não ter nenhuma surpresa no final do mês.

Para se qualificar para o status MEI, você deve pagar seu prêmio mensal (DAS) em dia. O DAS é um Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é assim que você, empresário, vai recolher os impostos.

Ao pagar o DAS, você paga 5 reais de ISS (se a atividade for um serviço), 1 real de ICMS (se for comércio ou indústria) e 5% do salário mínimo para INSS. O valor mensal fica entre 49,90 e 55,90 reais, dependendo do tipo de empresa.

Publicidade

O pagamento do DAS pode ser feito através de:

  • débito automático: o valor é debitado automaticamente da conta corrente do empreendedor;
  • pagamento online: o pagamento é feito através dos serviços de internet banking, sendo o valor debitado da conta corrente do usuário;
  • recibo: o boleto deve ser impresso pelo próprio empresário, providenciando o pagamento em bancos ou casas lotéricas.

Prazo de pagamento: todo dia 20 de cada mês. Se a data de vencimento cair em um final de semana ou feriado, o pagamento poderá ser adiado para o próximo dia útil. No entanto, há uma taxa diária de atraso.

 

 

Benefícios de um microempreendedor individual

Além de ser muito rápido e fácil de se cadastrar como microempreendedor individual, esse método possui uma série de outras vantagens distintas, como:

  • Ter seu próprio CNPJ, o que facilita para sua empresa o empréstimo e a cobrança;
  • Capacidade de vender para o governo;
  • têm baixas despesas tributárias mensais;
  • Possibilidade de receber suporte técnico do SEBRAE;
  • Ter acesso a direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria pensão por velhice, pensão por invalidez, subsídio de doença, subsídio de maternidade e pensão por morte (para a família).

Como se tornar MPEI: o que você precisa fazer para começar

Se você está entusiasmado e quer ser MPEI, basta se registrar no Portal do Empreendedordando alguns dados para formalização.

Assim que o cadastro no site for confirmado, você já recebe seu CNPJ e ele passa a ser emitido. A partir de agora, você poderá abrir uma conta bancária em nome da empresa, além de ter seus direitos garantidos contra o pagamento da primeira mensalidade.

Ser MEI é o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso. O MEI é a realização do sonho de abrir sua própria empresa, a possibilidade de emitir notas fiscais, ter conta bancária, pegar empréstimos e etc. Se o negócio crescer além de 81 mil reais, parabéns, é hora de reconfigurar o negócio também.