Você se certifica de que seu nome está claro na praça? Isso é sinal de que você é um bom pagador ou se preocupa em ser um bom pagador, ou seja, ser a pessoa que paga todas as suas contas ou dívidas no dia certo. Mas isso nem sempre é possível. Por isso, é importante saber consultar o CPF pelo nome para estar sempre atento à sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Ao fazer esse tipo de solicitação, você pode determinar se o seu CPF está irregular e reduzir a chance de fraude em seu nome.
Isso porque, em consulta com o seu CPF, é possível apurar se há alguma infração e diminuir a probabilidade de fraude associada ao seu nome. Então, saiba como consultar o CPF online e pelo RG. Boa leitura!
A sigla CPF significa “Cadastro de Pessoa Física”. Ou seja, este documento é um registro de cidadãos do Brasil, que é mantido pela Receita Federal. Além disso, possui 11 dígitos que não podem ser alterados, exceto por ordem judicial.
Este documento pode ser necessário para várias ações, por exemplo:
Para o governo, o cadastro serve principalmente para identificar os contribuintes, além de fornecer informações sobre receitas, despesas e pagamento de impostos.
Todos os brasileiros ou naturalizados podem solicitar à Receita Federal um número de CPF, independentemente de nacionalidade ou idade.
Infelizmente, é impossível encontrar CPF pelo nome na web. Para buscar o CPF pelo sobrenome, o cidadão deve entrar em contato pessoalmente unidade fiscal federal ou empresas que possuem convênios com agências de crédito. Isso é feito por motivos de segurança.
Se você tiver uma conta bancária ou corporativa, ainda não poderá obter essas informações usando esta ferramenta. Isso ocorre porque essas informações são confidenciais, o que significa que não podem ser compartilhadas.
Da mesma forma, esta informação só pode ser utilizada para fins de análise de crédito. Por exemplo, quando um consumidor solicita um empréstimo ou um cartão de crédito. Essas análises servem para avaliar o risco de crédito associado ao titular do CPF.
Embora usar o nome da mãe para procurar documentos de alguém seja uma boa estratégia, provavelmente não funcionará para a detecção de CPF. Isso ocorre porque todos os métodos de solicitação segura solicitam dados adicionais de um humano.
Os documentos de identidade mais recentes já vêm com CPF cadastrado. Portanto, se o seu RG for recente, basta consultar o documento para saber o número do seu CPF.
O número do CPF é registrado no verso do RG onde são registradas outras informações como nome, data de nascimento e data de expedição. Documentos contendo essas informações são geralmente aceitos como prova por empresas e instituições financeiras.
Você também pode vir pessoalmente ao escritório da Receita Federal com sua carteira de identidade e uma foto na mão. Na própria agência, você pode solicitar a segunda via do seu CPF e ter acesso ao novo documento, que deve ser guardado em local seguro.
Claro que a melhor forma de encontrar CPF é pela Internet em IRS. Por meio dele, a maioria das questões relacionadas ao CPF podem ser resolvidas sem sair de casa. Confira passo a passo:
Uma nova aba será aberta no site da Receita e você poderá encontrar informações sobre a situação do seu CPF. Além disso, essa solicitação também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal:
Para saber a situação do seu CPF via serasabasta acessar o site da agência de proteção ao crédito. Por meio dele, você pode saber a situação do seu CPF, sua pontuação e seus dados estão corretos. Confira passo a passo:
Após concluir essas etapas, você poderá visualizar todas as informações sobre seu CPF em sua tela. Se você tiver problemas não resolvidos, essas informações ajudarão você a resolver a situação o mais rápido possível.
Também é possível encontrar CPFs de terceiros através do Você Consult. Este serviço é pago e está disponível no site da agência. Por meio dele, você pode identificar o CPF de terceiros pelos números dos documentos da pessoa.
Você também pode consultar o CPF nos correios para saber como está a saúde financeira da pessoa. Existem três opções de acesso site do corpo:
SPK desenvolvido portal do consumidor. Por meio dele, o CPF no SPC pode ser consultado, além de Registro positivo e classificação de crédito. Para acessá-lo, basta criar um perfil, informando: KPF, nome, sobrenome, data de nascimento, nome da mãe, e-mail e senha.
O CPF é um documento extremamente importante, pois contém a maior parte de suas informações fiscais e financeiras.
Portanto, é importante ter cuidado antes de compartilhar essas informações com terceiros. Os invasores podem usar seu CPF e outros dados mestres para enganá-lo, contratar serviços ou fazer compras em seu nome.
Uma forma de evitar esses problemas é sempre consultar o CPF pelo nome para verificar se está tudo ok com seu cadastro. Dessa forma, você poderá saber se as empresas que acessam essas informações o consideram um bom ou mau pagador e se é fácil para você fornecer serviços e produtos financeiros.
O que você acha da forma de consultar o CPF pelo nome online? Achou o processo fácil? Deixe a sua opinião nos comentários!
Como excluir a 2ª cópia do KPF pelo nome?
Você pode imprimir uma segunda via do CPF no site da Receita Federal, fornecendo seu CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. No entanto, se você não tiver acesso ao número do seu CPF, não poderá obtê-lo pela Internet por questões de segurança.
Nesse caso, você deve se dirigir pessoalmente à Receita Federal com o documento de identidade em mãos para solicitar a segunda via do documento.