A IRB Brasil (IRBR3) foi a primeira resseguradora do Brasil e por isso é a líder indiscutível do setor. Há 69 anos, mantém o monopólio desse setor para manter os riscos e as reservas associadas ao trabalho no Brasil. Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre o IRB Brasil e as características de seu capital social. Então confira!
O IRB Brasil Resseguros está no mercado há mais de 80 anos e, de fato, oferece seguros de risco para diversos tipos de negócios. A empresa compromete-se a indemnizar a seguradora pelos prejuízos causados pelas suas apólices.
Com muitos anos de experiência na área de resseguros, a empresa certamente se tornou referência e conquistou a confiança de seus clientes. Ou seja, a empresa está registrada em Bolsa de Valores Empresa brasileira B3 sob o código IRBR3.
Até 2007, a IR Brasil detinha o monopólio do mercado de resseguros no Brasil. No entanto, a partir Lei Adicional nº 126foi aberto o mercado de resseguros brasileiro e foram criados três tipos de resseguradores:
A lei foi criada para acabar com o monopólio do IRB, que era a única resseguradora do Brasil. O IRB continua atuando no país de diversas formas, por exemplo:
Um dos principais diferenciais da empresa é, sem dúvida, seu conhecimento técnico. Assim, a empresa pode oferecer diferentes soluções para diferentes linhas de negócios. Além disso, a empresa conta com uma equipe de gerentes de projetos que desenvolvem projetos exclusivos para cada perfil de cliente.
O IRB Brasil também está presente em diversos países, mas a maior concentração de unidades está na América Latina. Nessa região, a resseguradora é líder em prêmios emitidos.
Para você conferir a cotação do IRBR3 que está sempre atualizada, você pode consultar a B3 ou sua corretora.
Segundo a empresa, o IRBR3 registrou lucro líquido de R$ 114,1 milhões em janeiro de 2022. Esse valor é 6,4 vezes maior do que em janeiro de 2021 (17,9 milhões de reais de lucro líquido).
Conforme mencionado acima, o IRB Brasil é uma resseguradora. Via de regra, a empresa atua como indenizadora a outras seguradoras em casos de danos causados por suas apólices. Por outro lado, ela recebe parte dos prêmios em troca.
Além disso, a empresa também possui um recurso chamado retrocessão. Por meio dele, transfere parte de suas obrigações para outra resseguradora. Dessa forma, você pode proteger seus ativos.
Em 1939, quando foi fundada, a estatal se chamava Instituto de Reseguros do Brasil. Em 1996, foi transformada em sociedade de economia mista, passando a denominar-se IRB Brasil Resseguros SA.
A empresa foi privatizada em 2013, mas o IPO ocorreu em 2017, quando suas ações foram colocadas no Novo Mercado, da B3.
Nesse período, ficou em 8º lugar entre as 10 maiores resseguradoras do mundo por valor de mercado. Em 2019, a empresa realizou duas ofertas públicas secundárias no valor de cerca de 10 bilhões de reais.
IRBR1 — código do direito de subscrição, ou seja, adquirir novas ações pelo preço especificado no aviso aos acionistas. As pessoas habilitadas a se inscrever são informadas pela corretora por e-mail.
Este aviso também deve conter as seguintes informações:
Depois de clicar no link, o investidor deve fornecer uma série de dados pessoais para fazer a reserva. No entanto, é necessário ter garantias para o pagamento integral das ações no último dia da reserva.
O IRB Brasil (IRBR3) é líder em resseguros na América Latina. No entanto, sua recomendação é neutra, com preço-alvo de R$ 4,80. Confira os prós e os riscos desse tipo de ação:
O IRB Brasil, líder no setor de resseguros brasileiro, está listado na B3 como IRBR3. A empresa está listada em bolsa desde 2017 e ocupa a oitava posição entre as dez maiores resseguradoras do mundo por valor de mercado.
Você já investiu no IRBR3? Então, deixe sua opinião sobre esses trabalhos nos comentários!